sexta-feira, 13 de novembro de 2009

A COMPOSIÇÃO / ASAPH BORBA



O talento que o Senhor me tem dado é o de compor. Desde que me converti, compus mais de 350 ou 400 canções registradas, e tenho dezenas de fitas cheias de músicas, linhas, melodias, sonhos.







Tenho descoberto algumas chaves. Uma por exemplo é que há riqueza no corpo de Cristo, nos irmãos. Eu gosto do Salmo 45:1 "De boas palavras transborda o meu coração. Ao Rei consagro o que compus, a minha língua é como a pena de habilidoso escritor." Me identifico com a versão em português que diz: “Ferve em meu coração palavra boa” Desde que me converti, este tema Jesus Cristo ferve em meu coração, nunca diminuiu, somente aumenta.






Todos nós temos a graça do Espírito que enche a igreja de criatividade. A criatividade em alguns pode ser mais forte, mas é um Dom de Deus para cada pessoa. Uma característica de Deus em nossas vidas é a criatividade.






Você pode compor, todos nós podemos compor. Deus dá este talento a igreja. Quando Paulo em Efésios 5:19 diz: "falando entre vós com salmos, com hinos e cânticos espirituais, não estava falando somente de cantar canções escritas, nem estava falado sobre uma forma de vida para enriquecer, para embelezar.






Para compor são necessárias algumas coisa:






Estar ligado com profundidade ao Espírito Santo. Quando estamos unidos ao Espírito do Senhor, o Espírito, em comunicação com nosso espírito, gera coisa agradáveis ao Senhor. Quando nosso espírito está em comunicação com a Palavra de Deus, a Palavra de Deus se transforma na primeira ferramenta para composição.






Quando há uma união entre o Espírito e a Palavra em nosso coração sai algo. Quando estamos cheios da Palavra de Deus temos o subsidio básico para compor ao Senhor. Fecha teus olhos e pensa em algo que gostarias de dizer ao Senhor agora. Já pensaram? Agora põe isso em tua boca e prepara-te para dizer ao Senhor uma frase, uma expressão. Assim a igreja começou a compor. A base de toda composição é uma palavra que de nossa mente vem a nossos lábios.










Antes de continuar lendo este texto ajude-nos






a manter o site no ar. Bastar clicar aqui










Assim Davi escrevia o que Deus colocava em seu coração, e assim escrevo eu, e tenho a facilidade de canta-lo, e você também tem. Todos lembram do que pensaram? Agora eu vou dar um tom, e verão como todos tem uma melodia, todos tem afinação, todos tem voz. Deus nos deu a todos.






Quando a palavra se junta com a voz, com a língua, com a libertação do espírito há uma composição. Todos podemos compor. Deus valoriza todos, mesmo um pouco. Deus valoriza uma melodia, uma frase, uma palavra que você tenha em seu coração. Há um canto que o Senhor me deu e que cantamos hoje aqui, que somente diz: " Jesus, Jesus, Jesus". Não diz nada mais, mas diz tudo.






Não compomos para homens, não compomos para mostrar nossa música uns aos outros. Quando comecei a trabalhar com Donald eu lhe perguntei: "que tenho que fazer para que os irmãos cantem minhas músicas como cantam as tuas?" E ele me disse:






"cantá-las para Deus. Canta tudo para o Senhor que um dia Deus vai cantar para o povo, e eu cresci aprendendo a cantar com todas minhas forças para Deus. E a dar a Ele tudo o que componho, com diz no Salmo 45: 1 "Dirijo ao Rei meu canto", ao Rei consagro o que componho.






Outra ferramenta é a Palavra revelada a igreja, a "rema". Nosso coração tem que estar de acordo com a palavra "rema" (revelada) nas Escrituras.






Há muita gente que canta coisas raras, coisas que ao serem comparadas com a Palavra de Deus e estão em desacordo, não tem sentido bíblico, nem nenhuma profundidade, somente cantam por cantar. Há alguém que canta no Brasil uma música que o êxito evangélico do momento e fala da Segunda unção. Se não vai buscar na Bíblia onde esta a Segunda unção, não encontra base bíblica para isto.






Não podemos enfatizar coisas que não estão de acordo com a Palavra de Deus, temos que cantar a Palavra de Deus. Devemos compor submissos a Palavra de Deus, mesmo dentro da revelação, "rema" do Senhor.






Eu sou totalmente contra tirar uma melodia do mundo e pôr uma letra evangélica e gravá-la, isto não tem nada a ver com o Senhor. Deus nos deu o Espírito Santo para compor coisas puras e genuínas, nascidas em Deus, geradas em Deus, santificadas no Senhor.






Ferramentas técnicas para fazer da inspiração algo espiritual na hora de compor: 1) Ter um conhecimento básico de música para que o que cantamos esteja dentro de um ritmo e de uma harmonia.






2) Ter conhecimento básico de poesia, de métrica e de rima. Eu li muitas poesias, existem poetas cristãos que tem escrito coisas lindas, como o salmo que lemos "minha língua é pluma de escritos muito rápidos", existem palavras, existem formas de escrever uma coisa de forma mais bela. Podemos estudar as rimas, comprar um dicionário de rimas para sair as tradicionais, e desenvolvermos para ter um coração para compor.






3) Fazer de nossa composição sempre uma linguagem bíblica e acessível aos outros. Não usar palavras que ninguém compreende, palavras arcaicas. Devemos ser sensíveis. O Senhor usa o simples, não necessitamos falar muito.






Alguns aprendem a tocar um instrumento, isto ajuda muito. Para compor ao Senhor temos que dedicar tempo, sem ansiedade, parar, esperar. Eu tenho comigo sempre um gravador com pilhas novas e uma fita, sempre pronto para gravar tudo o que o Senhor dá. Estejamos disponíveis, o Senhor esta falando ao teu coração, dando-te cânticos, música nova, dispõe-te para gravar, para estudar e ser assim uma benção.






Temos que fugir de:






A) mentira: para compor ao Senhor temos que fugir de toda a mentira, cantar o que é verdadeiro. Talvez algo possa ser verdadeiro para Daniel Baker e não ser verdadeiro para mim. Se Daniel compõe uma canção que diz: "eu era um drogado, estava na rua perdido e sem direção". Isto é verdade para ele? Não. E uma mentira não vai produzir vida, em troca essa mesma realidade é verdade para mim.






Quando Rosana e eu começamos a compor música sobre o matrimônio, sobre família, sempre tivemos o cuidado de compor coisas que vivíamos, que podíamos respaldar com nossas vidas e com nosso testemunho, com a maneira em que vivemos. Alguns cânticos deixamos de gravar porque não os estava-mos vivendo, tínhamos a inspiração, sabíamos a verdade, mas se o cantássemos não seria verdadeiro. Em nossas vidas temos que cantar a verdade, sempre.






B) Dos modismos: Temos que fugir dos modismos, não compor algo porque o que alguém esta compondo é bem recebido. Por exemplo, tratar de imitar o estilo de Marcos Witt, Ron Kenoly, Asaph Borba, etc. As composições o que o Senhor dá para ti, tens que ser genuíno.






C) Do mundanismo: Temos que fugir da secularização que tenazmente nos assedia hoje na igreja. Romanos 12:1-2 "Assim irmãos, vos rogo pelas misericórdias de Deus, que presenteiem vossos corpos em sacrifício vivo, santo, agradável a Deus, que é vosso culto racional e não vos conformeis com este século, sede transformados por meio da renovação de vosso entendimento, para que comproveis qual seja a boa vontade de Deus, agradável e perfeito”. Não podemos tomar a forma deste mundo como igreja, devemos fugir do mundanismo que tenazmente nos assedia na igreja, isto inclui a música.






Deus tem seu próprio estilo de música e muitas vezes não é o que o mundo evangélico está cantando. Ele quer que nós estejamos compondo o que Ele quer falar e não o que as pessoas querem ouvir. Você deve ser alguém que transmite o que esta no coração de Deus.






Concluindo, os tipos de composições que podemos encontrar são de Deus para o homem, a Palavra do Senhor para o homem, do homem para Deus, de homem para o homem e de Deus para o mundo, também pode haver da igreja para o mundo. Estes são os tipos de música na igreja, qualquer coisa que se componha tem que estar dentro disto.






Deus abençoe


Asaph Borba


http://www.pontesdeamor.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VIDA DE LOUVOR

VIDA DE LOUVOR