sábado, 7 de novembro de 2009

CANTANDO A VISÃO



CANTANDO A VISÃO

Pessoalmente, se existe uma mensagem que me anima e me deixa motivado é acerca de visão, liderança, propósito, serviço... Acredito que se esses assuntos não estiverem fundamentados em nós, não teremos de fato resultados satisfatórios em nossa vida cristã.

Fazer parte do grupo de louvor é um privilégio muito grande. Primeiro porque estamos tendo a oportunidade de servir a Deus e isso é absolutamente incrível, pois nada pode ser tão prazeroso do que saber que estamos dando aquilo que temos de melhor ao nosso Senhor.

Segundo porque temos algo que muitas pessoas gostariam de ter, mas não tem: “Talento musical”. Isso é essencial para quem faz parte do grupo de música.

Mas acredito que existe algo tão importante quanto servir a Deus e ter talento musical: Ser submisso à visão a qual nós estamos inseridos. E isso é algo que se tem no coração. É uma atitude de considerar aquilo que nós ouvimos, pregamos e cantamos...

Em 1 Coríntios 1.10 diz: “Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma coisa e que não haja entre vós divisões, antes, sejais inteiramente unidos na mesma disposição mental e no mesmo parecer”.

Devemos considerar o que a Bíblia considera. A Bíblia ensina a pensarmos a mesma coisa, falarmos a mesma coisa posso até dizer: Cantarmos a mesma coisa.

Tenho desenvolvido o “Projeto Musical Verbo da Vida” por várias cidades e igrejas do Verbo pelo país. Dentro do projeto, gosto de abrir um momento para os debates onde dúvidas são respondidas e onde posso passar a visão acerca de música, louvor, adoração, doutrina, etc...

Quando digo “visão” eu não me refiro somente a questão doutrinária, o que devemos ou não cantar, o que está dentro ou fora, e tantas outras dúvidas freqüentes. Acredito que acima de tudo a nossa “visão” é o nosso jeito de ser, é como nós fazemos as coisas, é a nossa cara, a forma como trabalhamos, nos relacionamos, nos envolvemos, nos entregamos naquilo que nós acreditamos. O verbo da vida tem um jeito de ser e entender como somos, irá fazer toda a diferença de como nós servimos a esse ministério e consequentemente a Deus.

Nos debates que desenvolvo no projeto e até mesmo nos relacionamentos que tenho com os músicos, líderes, cantores, ministros, sempre acabamos tocando em um ponto: Quais são as músicas certas para cantar? Quais os estilos corretos? Porque não posso cantar aquela música que está fazendo tanto sucesso nas rádios gospel?

Em relação a estilo, é difícil definirmos o que é e o que não é, porque o que pode ser bom para um pode não ser para o outro. Tem a questão cultural, influências musicais entre outros. Eu pessoalmente não consigo ministrar Louvor e Adoração tocando pagode, forró, brega ou estilo calipso! Para mim não dá, não porque tenha preconceito porque gosto de qualquer estilo desde que seja de boa qualidade, bom gosto, genuíno. Não gosto de tocar porque não me sinto a vontade para cantar, fluir, só isso.
Gosto de tocar um estilo em que me sinto bem para cantar como um pop rock, uma balada, gospel, soul music, enfim... Isso é pessoal, você é aquilo que você ouve!
Quanto àquela música que está fazendo sucesso, nem sempre o que o povo canta significa que é o ideal para você cantar. A voz do povo não é a voz de Deus!!! Se não estiver em linha com a Palavra, doutrina, porque vou cantar? Só quero cantar aquilo que eu creio; do contrário é somente modismo, um momento.

E porque não posso cantar músicas que tem letras como “ Vem Senhor e me toca, vem me abraçar, quero te ver, quero sentir e tudo mais...???

Você até pode cantar, mas não deve. Porque vai ferir totalmente aquilo que nós cremos, pregamos, ensinamos. Não é errado sentir essas coisas, só é errado depender dos seus sentimentos para louvar e adorar a Deus. Pregamos que vivemos pela fé e não pelos sentimentos. Porque não cantar o que cremos? É muito melhor cantar a Palavra, cantar o que Deus diz ao nosso respeito. Cantar aquilo que Deus diz que Ele é em sua Palavra e assim ficarmos alinhados com o coração de Deus para que você possa pensar como ele pensa, falar como Ele fala e cantar como ele canta.

Lembro do dia em que estava no carro com Eliezer Rodrigues ouvindo o Cd Mais que abundante do André Valadão. Estávamos o ouvindo cantar “Eu tenho a vida de Deus” “Minha fé é a fé de Deus...” Aquilo mexeu conosco! Lembro que chorei de alegria porque estávamos ouvindo um ícone da música evangélica cantar alinhado com a Palavra de Deus. Milhares de pessoas estão sendo transformadas por ouvir a Palavra de Deus.
Você pode cantar qualquer música que revele o caráter de Deus. Que faça você compreender quem Ele é, quem você é, o que tem e o que pode!

Cante a Palavra! Cante aquilo que você crê! Você crê na Palavra de Deus? Eu creio!!!

Não deixe de comentar, dar a sua opinião, tirar dúvidas, enfim, participe!
rande abraço e até semana que vem!!!
Por: André Martins às 09:46



Nenhum comentário:

Postar um comentário

VIDA DE LOUVOR

VIDA DE LOUVOR